A nossa ambição máxima é que a Quinta do Arneiro consiga perdurar por muito tempo como um exemplo, como uma escola, como até, porque não, um lugar mágico.
Os princípios a que nos propomos não nos levam por caminhos fáceis, mas também sabemos que os caminhos fáceis são efémeros.
Sempre tive tendência para complicar! Não gosto de coisas fáceis e baratas, apesar de saber que podem dar milhões… Para uns (onde me incluo) é uma virtude, para outros um entrave.
Vibro nas semanas em que temos muitos clientes novos, vibro com os clientes que estão connosco há muitos anos, vibro quando escrevo estas coisas. Fico muito triste quando desistem, mais pela impotência e falta de dever cumprido do que pelo dinheiro que deixámos de ganhar. (Há quem ache que não me devia expor assim…)
Adoramos elogios, mas a verdade é que vivemos dos clientes que temos. Muitos clientes farão de nós uma empresa sustentável, eficaz, justa e alegre. É mesmo dos clientes, sejam os que recebem os nossos cabazes em casa, seja os que compram nas nossas bancas dos mercados, sejam os que exigem os nossos produtos nas lojas onde vendemos, sejam os que vêm aqui à Quinta comprar, seja os que vão à nossa banca da Ribeira comer uma salada, que vivemos.
Quando sonho acordada, imagino cada cliente uma árvore bem enraizada, imagino uma imensa e feliz floresta cheia de árvores lindas, saudáveis e imponentes.
Imagino-as a todas a ficar por aqui muitos e longos anos. Imagino uma empresa justa, saudável, que não abdica dos princípios porque se rege, seja em que circunstância for. Imagino a Quinta como um sítio partilhado com os nossos clientes.
Que venham todos e sejam muitos. Que participem. Que venham trabalhar connosco.E que CRIEM RAÍZES, que fiquem! Que dêem sugestões, que partilhem receitas, que falem de nós. Que se sintam parte do nosso sucesso, que se sintam parte de nós.
Trabalhamos todos os dias para sermos:
Um exemplo de boas práticas agrícolas O gosto e respeito que nos merece o nosso campo fazem com que nunca esqueçamos ou abdiquemos, seja por que motivo for, dos nossos princípios. Respeitamos e preservamos a vida animal, tratamos do nosso solo com todo o amor, não usamos adubos/ fertilizantes químicos, não usamos pesticidas
Um exemplo de boa comida:
Achamos que uma alimentação saudável deve ter como base os produtos da época; sabemos que respeitando o tempo e o modo, a nossa horta nos vai oferecer os produtos mais saborosos do mundo; criamos receitas porque achamos que são um modo de partilhar com os nossos clientes o prazer de cozinhar e de comer; fazemos dos legumes e da fruta as estrelas da nossa alimentação porque achamos de isso nos vai trazer enormes mais-valias no futuro.
Um exemplo de negócio justo:
É absolutamente essencial criar práticas comerciais que assegurem um modelo de negócio justo para a Quinta enquanto empresa, para os nossos funcionários, clientes, parceiros, fornecedores e para o planeta. Fazemos questão de investir em relações longas com todos; queremos continuar independentes e ser uma empresa bem-sucedida; tentamos, todos os dias, minimizar o desperdício e o nosso impacto ambiental.
Por essa Europa fora há Quintas como a nossa, onde os clientes vão, participam nos trabalhos, colaboram na evolução. Era mesmo isso que queríamos para nós.
Fica o desafio: criar raízes na Quinta do Arneiro e ter orgulho nisso! :-) Se é pedir muito? Talvez… Mas quem não pede não recebe… :-)