O  campo

A QUINTA DO ARNEIRO fica na região Oeste, concelho de Mafra, freguesia da Azueira, uma região de agricultura por excelência, onde tanto os produtos hortícolas como os pomares de pêra Rocha são das culturas com maior expressão. A Quinta está na família desde 1967. Depois de na época ter revolucionado a agricultura da região com a plantação de 30 ha de pomares de pêra Rocha, entrou em 2007 numa nova fase iniciando a conversão do primeiro hectare de hortícolas para modo de produção biológico (MPB).

Dois anos depois, em 2009, tivemos a primeira produção e felizmente temos vindo a crescer de uma forma sustentada. Têm sido  anos muito intensos, de muito trabalho. Fizemos tanto em tão pouco tempo que o pouco tempo parece tanto.

Em Agosto de 2011 inaugurámos o armazém de embalamento, em Outubro iniciámos a produção na nossa primeira estufa de 1000 m2, em Janeiro de 2012 tínhamos mais uma estufa de 1500 m2 , e que bom que é perceber que algum tempo depois  a área das estufas já se tornava pequena.

Em Dezembro de 2013 iniciámos a construção de mais uma estufa que veio duplicar o espaço. Passámos a ter 5000 m2 de área coberta.

Em 2015 passámos a ter uma área total de 8 ha em produção biológica certificada e iniciámos a requalificação de mais um armazém para podermos oferecer aos nossos clientes um espaço onde podem vir provar os legumes da nossa horta , onde podem vir fazer cursos sobre os mais diversos temas todos eles relacionados com alimentação, boas práticas agrícolas, sustentabilidade e onde podem fazer as suas compras.

Em 2016 aumentámos a área em ar livre para 11ha e finalmente, e digo finalmente porque foi um passo muito sonhado, muito desejado, abrimos um maravilhoso espaço para vos receber. Um espaço onde está a Quinta toda.

O Restaurante da Quinta, a Academia e a Mercearia.

Onde queremos acolher todos os amigos, onde todos os pormenores foram pensados para que quem nos visita se possa sentir em casa. Onde os cheiros e sabores que saem da cozinha são tão  fantásticos como simples, tal qual os legumes e a fruta que vêm do campo. Onde todos os ingredientes usados são biológicos sem exceção. Onde vão acontecer muitos almoços e jantares e vos convidamos todos a vir, a usufruir e a se irem deixando ficar….devagar …ao ritmo da natureza.

Onde se podem fazer reuniões de empresas, festas com amigos…onde se vai falar sobre a vida dos vegetais da semente até ao prato, em muitos workshops ou cursos mais aprofundados. Onde se podem comprar todos os produtos que saem da horta e muitos mais …

Temos ainda 18 ha de pomares  de Pera Rocha em produção integrada e muita vontade de fazer a sua conversão para MPB.

Felizmente continuamos ano a ano a aumentar o numero de clientes. Todos os sábados vamos até à cidade vender os nossos produtos, nos Mercados Biológicos do Príncipe Real, Campo Pequeno e Cascais. Recebemos grupos e escolas para visitas. Em 8 anos aumentámos os postos de trabalho de 4 para 33. Fruto de muito trabalho, dedicação, vontade e teimosia temos conseguido ultrapassar numerosos obstáculos e fazer crescer uma empresa que todos os dias nos faz achar que tem valido a pena.

E é uma enorme alegria sabermos que levámos tantas famílias a mudar os hábitos alimentares, a iniciarem-se no consumo de produtos biológicos, a ficarem mais atentas e preocupadas com o meio ambiente. Tantas crianças a experimentar legumes crus pela primeira vez.

 

É um projeto familiar que não era possível sem a ajuda de todos os que aqui trabalham. Temos orgulho do que está feito. E temos ainda muito por fazer. Trabalhamos para que nunca chegue o dia em que possamos dizer “Missão cumprida”.