A QUINTA DO ARNEIRO fica na região Oeste, concelho de Mafra, freguesia da Azueira, uma região de agricultura por excelência. Onde os produtos hortícolas e os pomares de pêra Rocha são das culturas com maior expressão.
A Quinta está na família desde 1967. Depois de na época, ter revolucionado a agricultura da região com a plantação de 30 ha de pomares de pêra Rocha, entrou em 2007 numa nova fase iniciando a conversão do primeiro hectare de hortícolas para modo de produção biológico.
Dois anos depois, em 2009, tivemos a primeira (mini) produção. Felizmente temos vindo a crescer de uma forma sustentada. Têm sido anos muito intensos, de muito trabalho.
Em Agosto de 2011 iniciámos a reabilitação do primeiro edifício da Quinta. Foi a primeira de muitas obras que se seguiram e ainda não acabaram. Renovámos um dos edifícios convertendo-o em armazém de embalamento. Ainda em 2011 Iniciámos a produção na nossa primeira estufa de 1000 m2.
Em Janeiro de 2012 ficou pronta a segunda estufa, desta vez com 1500 m2, e que bom que foi constatar que algum tempo depois a área de estufas já se tornava pequena.
Em Dezembro de 2013 iniciámos a construção da terceira estufa que veio duplicar o espaço. Passámos a ter 5000 m2 de área coberta.
Em 2015 já tínhamos uma área total de 6 ha em produção biológica certificada.
Também em 2015 demos início à reabilitação de mais um armazém, desta vez para criarmos um espaço onde pudéssemos receber todos os que nos queiram vir visitar.
Em 2016 aumentámos a área em ar livre para 8ha e finalmente, e digo finalmente porque foi um passo muito sonhado, muito desejado, abrimos um maravilhoso espaço para vos receber. Um espaço onde está a Quinta toda.
Escolhemos a data de 13 de Junho de 2016, dia de Santo António, para inaugurar o Restaurante da Quinta, a Academia e a Mercearia.
Onde queremos acolher todos os amigos, onde todos os pormenores foram pensados para que quem nos visita se possa sentir em casa. Onde os cheiros e sabores que saem da cozinha são tão fantásticos como simples, tal qual os legumes e a fruta que vêm do campo. Onde todos os ingredientes usados são biológicos sem exceção. Onde vão acontecer muitos almoços e jantares e vos convidamos todos a vir, a usufruir e a se irem deixando envolver. Onde se podem fazer reuniões de empresas, festas com amigos…onde se vai falar sobre a vida dos vegetais da semente até ao prato, em muitos workshops ou cursos mais aprofundados.
Em 2018 iniciámos a laboração da nossa cozinha de produção. É de lá que saem as sopas, as bolachas, os molhos, as compotas, marmeladas e tanto mais …
2020 foi o ano de viragem total. Deu-se início à conversão para Modo Biológico da restante área da Quinta que se mantinha, até lá, com pomares de pera Rocha em produção integrada. A decisão de arrancar os pomares foi tomada com algum custo emocional. Se por um lado fazia todo o sentido, passados 10 anos, ter a área total da Quinta em Modo de Produção Biológico, por outro eram pereiras que nos deram tanto nos seus 30 ou mais anos de vida.
Também em 2020 inaugurámos o novo armazém para embalamento. Mais um edifício reabilitado! Equipámos a área de armazém com mais duas câmaras frigorificas, criámos um novo espaço de refeitório e zona social para os colaboradores. E, porque o armazém tinha um pé direito que comportava mais um piso, criámos mais um piso. Está lá, à espera de que lhe demos uso … ideias não faltam.
Ainda em 2020 e colada ao armazém, nasceu a nova mercearia (até ali bem pequenina, ao lado do restaurante). Agora num espaço mais amplo, onde estão todos os produtos da horta, mas também todos os transformados vindos da cozinha de produção, bem como outros produtos de gente que continua a teimar em fazer bem feito, mantendo os processos artesanais.
Em 2022 começámos o nosso projeto de Agrofloresta ou Agricultura Regenerativa, com a plantação do primeiro hectare. Tal como há 11 anos começámos a conversão para MPB e fomos avançando passo a passo, acredito que o mesmo vai acontecer agora. A regeneração dos solos vai muito para além das regras básicas da produção em modo Biológico e é essa vontade de ajudarmos a enriquecer o solo e o ecossistema que nos tem feito avançar.
Foi também em 2022 que iniciámos a construção de uma padaria. Sim, de uma padaria!! Como podíamos nós falar de alimento e não termos o melhor pão do mundo para vos oferecer?
E ainda há mais a acontecer.
Todos os sábados vamos até à cidade vender os nossos produtos nos Mercados Biológicos do Príncipe Real e Cascais.
Recebemos grupos e escolas para visitas.
Em 11 anos aumentámos os postos de trabalho de 4 para 36.
Fruto de muito trabalho, dedicação, vontade e teimosia temos conseguido ultrapassar numerosos obstáculos e fazer crescer uma empresa que todos os dias nos faz sentir orgulhosos. Se tem sido fácil? Não. Se sentimos que tem valido a pena? Sim. E é uma enorme alegria saber que levámos tantas famílias a mudar os hábitos alimentares, a iniciarem o consumo de produtos biológicos, a ficarem mais atentas e preocupadas com o meio ambiente.
É um projeto familiar que não era possível sem a ajuda de todos os que aqui trabalham. Temos orgulho do que está feito. E temos ainda muito por fazer. Trabalhamos para que nunca chegue o dia em que possamos dizer “Missão cumprida.”