Quando chegam os nossos morangos instala-se a loucura.
Dizem que são os melhores do mundo e nós concordamos. Mas porquê?
É um conjunto de pequenos detalhes que os fazem tão especiais. Sim, porque, no fundo todos sabemos, são sempre os detalhes que tornam as coisas especiais.
No caso dos nossos morangos é a soma de vários. A variedade, a forma como os produzimos, as características do nosso solo, o timing em que são apanhados, o facto de não entrarem no frio até chegar a casa dos clientes. Estes pontos fazem toda a diferença.
A variedade é super importante. Há muitas variedades e cada vez mais “resistentes” a tudo. Resistentes às mudanças de temperatura, à chuva, ao transporte, ao tempo entre a colheita e o consumo. Esta “resistência” paga-se em sabor. Sabem aqueles morangos meios “esponjosos”? pois, são lindos, resistem a muito mas sabem a pouco.
Os nossos vão de lindos a menos lindos (conforme a idade e o desgaste da planta) mas são muito sensíveis e caprichosos. Há que ter paciência para saber lidar com eles. Detestam chuva e frio, são frágeis no transporte e não aguentam muito tempo em “prateleira”. Pois, são lindos ou não tanto, têm humores muito próprios, mas são deliciosos.
São morangos que exigem cuidados. que requerem atenção.
Também importa a forma como os produzimos. Bem alimentados, bem cuidados sempre e só com comidazinha da boa e com “suplementos” naturais, deixamos que cresçam ao seu ritmo. E que fique claro que o tamanho é mesmo um bónus que resolvem dar-nos nos primeiros apanhos. Morangos bem tratados retribuem. O nosso solo, argiloso, apesar de não ser o ideal para a cultura de morangos ajuda imenso a reter o sabor e o doce.
Quanto ao timing dos apanhos. Os nossos são apanhados no seu grau de maturação perfeito e isso também faz toda a diferença. Morangos apanhados meio verdes perdem muito sabor.
E o frio… nunca mas nunca devíamos conservar morangos no frio. O frio “queima”, ficam baços e perdem imenso sabor. Do nosso lado garantimos que não os colocamos no frio. Aconselhamos a que façam o mesmo. Mais vale acelerar o consumo. Excepção, pode colocar no frio se não os for comer frescos.
E depois ainda há mais um ponto … eu, isto sou eu, nunca os lavo…. ups … a sério? sim, é verdade. Logo que os morangos passam debaixo de água ganham acidez … vale o que vale .. como sei que no máximo têm algum pó é assim que os como… Não será um conselho muito acertado? eu acho mesmo que o sabor que se preserva vale o risco do pózinho.
Assim como assim a água só por si também não retira a possível sujidade.