♥ Horário:
Sábado, 13 de Julho
Das 10h00 às 18h00

♥ Destinatários:
Destina-se a todos aqueles que pretendam ter um conhecimento prático, baseado em evidências, sobre o papel da alimentação numa vida saudável, na prevenção de doenças crónicas e na preservação do ambiente, com especial destaque para a prevenção do cancro.

♥ Descrição:
O curso Fazer da Cozinha uma Farmácia é um curso teórico-prático onde os alunos têm acesso a informação rigorosa e bem fundamentada sobre o papel da alimentação e dietas de base vegetal na saúde e no ambiente. Nas aulas práticas ensinamos como preparar refeições saudáveis, nutritivas e saborosas com base nos ensinamentos obtidos nas aulas teóricas. Neste workshop trabalhamos alguns dos assuntos que fazem parte do curso de uma forma mais resumida e sem a componente prática. No final, esperamos que os participantes tenham uma ideia mais clara e fundamentada sobre os benefícios de uma dieta de base vegetal e que se sintam capazes e inspirados para melhorar o seu estilo de vida e contribuir para um mundo mais sustentável. Aprendermos a fazer uma dieta de base vegetal é o melhor contributo que podemos dar a nós próprios mas também à sociedade e ao planeta!

“Os próximos anos serão os mais decisivos da nossa história. Impedir o aquecimento acima dos 1,5°C é possível mas obriga a alterações rápidas, abrangentes e sem precedentes em todos os aspetos da sociedade.” Relatório do Painel Intergovernamental sobre as Alterações Climáticas (IPCC), ONU, 2018

Estamos no momento mais importante das nossas vidas. De acordo com a ONU, temos 12 anos para conseguirmos realizar as mudanças na sociedade que permitem travar as alterações climáticas. Somos a última geração que ainda o pode fazer. Uma das medidas mais importantes e poderosas para o conseguir passa por alterarmos o nosso paradigma alimentar, consumindo mais plantas e menos produtos animais. Aprendermos a fazer uma dieta de base vegetal é o melhor contributo que podemos dar a nós próprios mas também à sociedade e ao planeta.

“A transformação para dietas saudáveis até 2050 vai requerer alterações substanciais na alimentação. O consumo global de frutos, vegetais, frutos secos e leguminosas terá de duplicar, e o consumo de alimentos como carne vermelha e açúcar terá de diminuir mais de 50%. Uma dieta rica em alimentos de origem vegetal e com menos alimentos de origem animal confere uma melhor saúde e benefícios para o ambiente.” Water Willet, Relatório EAT-Lancet, 2019

Em todo o mundo, uma má alimentação é responsável por mais mortes do que todos os outros fatores de risco, incluindo o tabaco. Uma dieta de base vegetal saudável, rica em legumes, frutos, cereais integrais, leguminosas, frutos secos e sementes é a melhor forma de diminuir o risco de doenças crónicas, além de diminuir muito o impacto ambiental da nossa alimentação.

“A evidência aponta não só para a importância do consumo regular de produtos de origem vegetal, como para o facto de uma alimentação exclusivamente baseada nestes produtos ser igualmente ou até mais protetora da saúde humana.” Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável, DGS, 2015

♥ Preço:
80,00 € – inclui almoço e uma oferta de produtos da Quinta, que o/a irão ajudar a começar a sua “farmácia” com sugestões do Gabriel.
10% de desconto para clientes ativos de cabaz

Inscrições/informações:
Por email aquinta@quintadoarneiro.com ou TEL: 261961219

Sobre o formador:

Gabriel Mateus é o fundador da Eat2Care e da Associação Projeto Safira. O seu percurso é marcado por uma constante procura de contribuir para um mundo mais saudável e sustentável, especialmente depois de uma situação de doença pessoal da sua filha Safira. Para isso tem participado em vários eventos públicos, programas de comunicação social, publicações em redes sociais e ações de formação teórico-práticas como o curso “Fazer da Cozinha uma Farmácia”. Tem Mestrado em Nutrição Clínica, já deu aulas na Universidade Lusófona e atualmente dedica-se exclusivamente às atividades que desenvolve na área da nutrição, saúde e ambiente.